Breve Histórico da UML

fevereiro 28, 2008

James Rumbaugh, um dos criadores da UMLMais um trecho de “UML 2 – Guia Prático” (Gilleanes Guedes, Ed. Novatec):

A UML surgiu da união de três metodologias de modelagem: o método de Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) de Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) de Rumbaugh (foto). Essas eram, até meados da década de 1990, as três metodologias de modelagem orientada a objetos mais populares entre os profissionais da área de engenharia de software. A união dessas metodologias contou com o amplo apoio da Rational Software, que incentivou e financiou tal união.

O esforço inicial do projeto começou com a união do método de Booch com o método OMT de Jacobson, o que resultou no lançamento do Método Unificado no final de 1995. Logo em seguida, Rumbaugh juntou-se a Booch e Jacobson na Rational Software e seu método OOSE começou também a ser incorporado à nova metodologia. O trabalho de Booch, Jacobson e Rumbaugh, conhecidos popularmente como “Os Três Amigos”, resultou no lançamento, em 1996, da primeira versão da UML propriamente dita.

Tão logo a primeira versão foi lançada, diversas grandes empresas atuantes na área de engenharia e desenvolvimento de software passaram a contribuir com o projeto, fornecendo sugestões para melhorar e ampliar a linguagem. Finalmente a UML foi adotada pela OMG (Object Management Group ou Grupo de Gerenciamento de Objetos) em 1997, como uma linguagem-padrão de modelagem. A UML em sua versão 2.0 trouxe grandes novidades em relação à estrutura geral da linguagem principalmente com relação à abordagem de quatro camadas e à possibilidade de se desenvolver “perfis” particulares a partir da UML, cuja documentação oficial pode ser consultada no site da OMG em

www.omg.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: