Por Que Tantos Diagramas ?

fevereiro 29, 2008

Recorte de um diagrama UMLAinda trechos de “UML 2 – Guia Prático” (Gilleanes Guedes, Ed. Novatec), pois esta introdução é importante para compreendermos o método:

O objetivo de tantos diagramas é fornecer múltiplas visões do sistema a ser modelado, analisando-o e modelando-o sob diversos aspectos, procurando-se assim atingir a completitude da modelagem, permitindo que cada diagrama complemente os outros. Cada diagrama da UML analisa o sistema, ou parte dele, sob uma determina ótica; é como se o sistema fosse modelado em camadas. Alguns diagramas enfocam o sistema de forma mais geral, apresentando uma visão externa do sistema, como é o objetivo do Diagrama de Casos de Uso, ao passo que outros oferecem uma visão de uma camada mais profunda do software, apresentando um enfoque mais técnico ou ainda visualizando apenas uma característica específica do sistema ou um determinado processo.

A utilização de diversos diagramas permite que falhas possam ser descobertas nos diagramas anteriores, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software. É importante destacar que, embora cada diagrama tenha sua utilidade, nem sempre é necessário modelar um sistema utilizando-se de todos os diagramas, pois alguns deles possuem funções muito específicas, como é o caso do Diagrama de Tempo, por exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: