Diagrama de Casos de Uso

março 3, 2008

Mais um trecho de “UML 2 – Guia Prático” (Gilleanes Guedes, Ed. Novatec):

Este é o diagrama mais geral e informal da UML, sendo utilizado principalmente para auxiliar no levantamento e análise dos requisitos, em que são determinadas as necessidades do usuário, e na compreensão do sistema como um todo, embora venha a ser consultado durante todo o processo de modelagem e sirva de base para todos os outros diagramas.

O Diagrama de Casos de Uso apresenta uma linguagem simples e de fácil compreensão para que os usuários possam ter uma idéia geral de como o sistema irá se comportar. Ele procura identificar os atores (usuários, outros softwares que interajam com o sistema ou até mesmo algum hardware especial), que utilizarão de alguma forma o software, bem como os serviços, ou seja, as opções que o sistema disponibilizará aos atores, conhecidas neste diagrama como Casos de Uso. A figura abaixo apresenta um exemplo desse diagrama.

UML - Exemplo de Diagrama de Caso de Uso

(Obs.: nesta ilustração, o diagrama possui uma aba em seu canto superior esquerdo contendo um operador e a descrição do diagrama. O operador serve para determinar qual é o tipo de diagrama, assim uc refere-se a Use Case Diagram (Diagrama de Caso de Uso); class a Class Diagram (Diagrama de Classes); object, a Object Diagram (Diagrama de Objetos); sd, a Sequence Diagram (Diagrama de Seqüência); stm, a State-Machine Diagram (Diagrama de Máquina de Estados) e assim por diante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: